20 outubro 2017

#DICAS - 7 estratégias de como tornar sua leitura mais produtiva


Os benefícios da leitura são muitos. Ela aumenta e desenvolve o repertório geral, auxilia para que o individuo tenha senso critico e estimule a criatividade e, finalmente facilita na escrita. Mesmo assim, ainda é de 53%  a média de leitores no Brasil. Sendo a maioria destes de classe mais alta. Pensando nisso, nós resolvemos dar uma ajudinha a quem esta começando e quem já faz parte desse seleto grupo e quer melhorar sua performance. Apesar do surgimento de aparelhos digitais, a leitura tradicional ainda é uma habilidade importante. Seja em livros escolares, revistas ou livros regulares, as pessoas ainda leem, embora não tanto quanto costumavam fazer. Uma das razões pelas quais muitas pessoas não leem muito é que não leem bem. Para eles, é lento, trabalho árduo e eles não se lembram tanto quanto deveriam. Por esse motivo, sugerimos 7 estratégias de leituras efetivas,  que lhe permitirão não só ler mais, mas também entender e apreciar o que você leu.


  1. Se quer que sua leitura seja produtiva de verdade, desapegue daquilo que possa tirar a sua atenção. Deixe o celular de lado, desligue a TV e nem pense em ler enquanto no computador, há uma aba do Facebook tentando a sua concentração. Cada vez que você interrompe a leitura para fazer outra coisa, seu cérebro perde o fio da meada. Ele estava concentrado em uma coisa específica, e vai ser difícil recuperar a concentração de novo.
  2. Sabe aquela coisa de "Um dia frio, um bom lugar para ler um livro?" Leve a sério a questão do bom lugar e escolha um local tranquilo, sem muito barulho nem fluxo de pessoas. Bibliotecas são sempre amigas.
  3. Quando sentir que está menos cansado, tente colocar o despertador para tocar um pouco mais cedo e aproveite esse tempo para ler um livro. Assim, você usará a sua manhã de uma forma  produtiva e sentirá mais disposto ao longo do dia.
  4. O tipo de leitura pode ser classificado em 3 tipos: informativa de entretenimento, de estudo ou compreensiva. Cada um dos tipos requer níveis de atenção diferenciados, levando em conta os seus objetivos. Você pode, por exemplo, passar os olhos por jornais e revistas, rapidamente, e com isso, conseguir se inteirar do que está acontecendo no mundo. Mas se você precisa absorver um conteúdo de prova, aí você deverá ler de maneira mais atenta. Uma das dicas para absorver bem o conteúdo do texto é fazer uma leitura rápida dele, primeiro. Depois, na segunda leitura, com mais calma e foco e fazendo anotações, você vai entender o conteúdo com mais facilidade, com certeza.
  5. Mantenha o foco no texto, concentre toda a sua mente nas páginas que estão diante de você. Depois que você atinge um bom nível de concentração, sua leitura será mais rápida e eficiente.
  6. Defina um número de páginas a serem lidas por dia. Você pode estabelecer uma meta de leitura planejando quantas páginas serão lidas diariamente. Aos poucos, você notará o quanto está progredindo.
  7. Tenha uma meta: defina uma quantidade de livros que irá ler durante o ano, isso lhe permite estar mais comprometido com suas leituras.
Gostou das dicas? Se você tem mais sugestões deixe nos comentários, e ajude-nos a melhorar nossa forma de ler cada dia mais.
Design por Amanda
[ voltar para o topo ]