22 novembro 2016

[Entrevista] Leonardo Mendes


(Bruaca) Nos conte um pouco sobre você, sua formação acadêmica e sua bagagem profissional.

(Leonardo) Meu nome é Leonardo Mendes, autor do livro C.A.F.E. Sou Engenheiro Mecânico de formação com MBA em Gerenciamento de Projetos e Administração de Empresas. Sou Master Black Belt, PNL e Coaching e Engenheiro de Confiabilidade. Experiência de 14 anos e passagem nos setores de mineração, serviços, calçados, alimentos, automobilística e siderurgia, sendo destes 9 como gestor.


(Bruaca) Como foi que surgiu a ideia para o livro?


(Leonardo) Sempre fui um curioso a respeito do comportamento humano e, devido a isto, sempre observei os diversos comportamentos em situações diferenciadas. Quando entrei na função de liderança pela primeira vez a 9 anos atrás, intensifiquei este meu lado observador. Desde que assumi a liderança, já passei por diversas situações complicadas, passei por momentos de euforia e até de crises econômicas. Tive que demitir pessoas boas e até alavancar resultados com uma equipe bem mais enxuta e com uma situação de clima totalmente desfavorável. Pude acompanhar outros líderes em momentos semelhantes, com estilos diferentes e resultados totalmente diferentes. 


Ao longo destes 9 anos fui presenciando e compilando práticas que de fato davam resultado na maioria das situações e praticamente todas convergiam para alguns pontos chaves. Decidi compartilhar isto com as pessoas e com líderes que muitas vezes não sabem como agir em determinadas situações. Então, por volta de 2014 decidi compartilhar este conhecimento através deste livro.

(Bruaca) Qual público alvo é direcionado a obra?

(Leonardo) A princípio fiz o livro pensando nas pessoas que exercem cargo de liderança, mas como fiz uma análise mais ampla a respeito do “Ser Humano”, acredito que o público alvo se estendeu. Já tive feedback de profissionais de RH que adoraram o livro, pois no livro também apresento matrizes de conhecimento onde conseguimos fazer mapeamento de competências, habilidades e fazer links com o mapa estratégico da empresa. Tive feedback de funcionários sem exercer cargos de liderança, que também gostaram e disseram que com o livro conseguiram ter um maior conhecimento delas mesmas, então acredito que o público está bem diversificado.

(Bruaca) Por que a escolha desse título para o livro? C.A.F.E. (Competências chaves, Avaliação e desempenho, Feedback e Estress).

(Leonardo) Para uma empresa encontrar sua estratégica ela precisa de pessoas competentes. Ela precisa de um mapeamento e um bom sistema de avaliação de desempenho parar poder quantificar a evolução dessas pessoas, e assim premiar quem atingir o desempenho acima da média. Paralelo a isso, um bom feedback para os que não obtiveram o mesmo resultado para que tome consciência e assim ajustar o que falta para a sua evolução profissional. E por último e algo que realmente é muito esquecido pelas empresas,porém necessário para sustentabilidade do resultado de uma equipe de alto desempenho. O "entre gigantes" correlaciona, o líder e o seu liderado.


(Bruaca) Como gestor qual e a maior dificuldade que encontrar no relacionamento com colaboradores? 

(Leonardo) A maior dificuldade que vejo dos gestores atuais é conseguir (devido a correria do dia a dia, equipes cada vez mais enxutas, sobrecarga de trabalho) parar para observar seus funcionários, enxergar as pessoas como pessoas, acompanha-las e dar seus devidos feedbacks. A grande maioria sabe que é importante, mas não encontra tempo para fazê-lo. Posso garantir que não tem outra forma de gerar um time de alta performance.
Tempo é questão de prioridade e se a prioridade do gestor forem as pessoas, o restante dos resultados vem por consequência.


(Bruaca) Se tivesse que escolher apenas dois capítulos do seu livro  quais seriam, e o porque?


(Leonardo) Por tudo que falei anteriormente seriam os capítulos 1 e 3. Entendimento do ser humano e o de melhores práticas de gestão, onde mostro a metodologia C.A.F.E.

(Bruaca) O mercado de trabalho esta em constante mudança. Para você, qual seria o diferencial para quem esta procurando por alta performance no âmbito profissional? 

(Leonardo) Para os líderes posso dizer: nunca esqueçam que sem sua equipe nunca chegarão a lugar algum e sempre será necessário olhar para as pessoas como pessoas. Todas precisam de acompanhamento e feedback. 
Para os funcionários eu posso dizer: apesar do gestor ser responsável pelo resultado final, ele nunca será responsável pela imagem que você cria e por sua evolução profissional, então faça o melhor sempre e lembre que cada um tem tudo que precisa dentro de si, basta ter atitude.

(Bruaca) Qual mensagem deixaria para os leitores do bruaca.

(Leonardo) A grande riqueza que um pessoa carrega consigo é o conhecimento, então nunca deixem de busca-lo.






Design por Amanda
[ voltar para o topo ]