08 setembro 2016

[Resenha] O Alquimista

Título: O Alquimista
Autor: Paulo Coelho
Editora: Sextante
Páginas: 176
Ano: 2011




Quando você quer alguma coisa, todo o Universo conspira para que você realize seu desejo. De tempos em tempos, surge um livro capaz de mudar para sempre a vida de seus leitores. "O Alquimista" é um deles. Com mais de 65 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, o mais famoso título de Paulo Coelho já se estabeleceu como um clássico moderno, atemporal e universal, que segue fascinando públicos cada vez maiores, de diferentes gerações.
Simples, sábia e inspiradora, esta história refaz os passos de um pastor da Andaluzia que viaja para o deserto egípcio em busca de um tesouro enterrado nas Pirâmides. O que começa como uma jornada para encontrar bens materiais torna-se uma descoberta das riquezas que escondemos dentro de nós mesmos. As belas lições que Santiago aprende ao longo do caminho nos falam da sabedoria de ouvir o que diz o coração, de ler os sinais com que deparamos ao longo da vida e, acima de tudo, da importância de seguir os nossos sonhos.

Não existe nada de completamente errado no mundo, mesmo um relógio parado, consegue estar certo duas vezes por dia.




Já no inicio da leitura conhecemos Santiago, um jovem que até os seus dezesseis anos esteve em um seminário. Seus pais queriam que ele fosse padre, que para eles é motivo de orgulho por serem simples camponeses. Porém, o jovem tinha outros planos, sonhava em conhecer o mundo. Então tomou coragem e contou a seus pais que aquilo não era o queria. No primeiro momento seus pais não aprovaram a ideia e, argumentaram para que o filho desistisse deste plano. O mundo era enorme e entre eles só pastores viajavam. Mas isso não desanimou o jovem que conseguiu convencê-los. Então ele partiu em sua jornada junto à suas ovelhas, virando assim, um pastor. 



Passaram-se dias, meses e anos. E certa manhã o pastor, acordou intrigado, tivera o mesmo sonho outra vez, ele sempre acordava no mesmo ponto. Então ele decide investigar e acaba por encontrar uma velha cigana, esta que lhe fala sobre um tesouro, e que ele teria quer ir para mais longe para encontra-lo. Ele sai decepcionado, pois ela não lhe revelou nada do qual já não soubesse. Logo em seguida o Pastor encontra um andarilho que começa a puxar assunto e lhe fala sobre o mesmo tesouro que a velha cigana anteriormente havia mencionado. Nesse instante o jovem se assusta, como aquele velho saberia  daquela informação?!. O andarilho lhe conta sobre como era importante seguir seus sonhos. Como todas as pessoas tem sua lenda pessoal. Nada daquilo estava fazendo sentindo, e fazia ao mesmo tempo, de uma forma assustadora!. 
Santiago decide ir atras do tesouro, do qual ele nem mesmo sabia se existia e, deixa para trás suas amadas ovelhas. Só o que ele sabia era de um sonho, um desejo de realiza-lo. Agora isso era seu proposito. Ele embarca para a Africa e vive varias aventuras, conhece algumas pessoas entre elas, o amor da sua vida, Fátima. Mas o que ele irá perceber durante essa incrível jornada é que há tesouros mais valiosos do que ouro.


É mais fácil amar que ser amado. Aceite o amor: ele não vai ficar esperando para sempre.

O que sempre ouvi sobre este escritor eram coisas do tipo, "ou você ama, ou o odeia". Creio, que talvez por este motivo tenha demorado tanto a ler qualquer coisa relacionado a ele. Tinha medo que fosse mais um auto-ajuda. No Entanto, esses dias um grande amigo me deu de presente um exemplar que a editora sextante lançou no final de 2015. É uma edição especial comemorativa. Este foi um livro que ficou sete anos na lista do New York Times, por ai podemos nota que ele não é qualquer um (hahaha). A leitura é maravilhosa e envolvente. É assim mesmo que  eu a descrevo. Chorei em diversos momentos ao longo da história (sou dessas hahaha'). Paulo Coelho nos conta que muitas vezes encontramos dificuldades quando vamos atrás de nossa lenda pessoal, porém, não devemos desistir porque os problemas fazem parte de tudo aquilo que queremos conquistar. Do contrário, se eu desisto dos problemas que a vida coloca na busca pelo meu propósito, se  qualquer contra tempo faz com que eu desista, ai mesmo que eles se tornam  maior do que realmente são. Super recomendo a leitura, e já sou fã do autor. O Alquimista é daquelas leituras que te modifica de uma forma maravilhosa. Não deixe de procurar por sua lenda!!





Design por Amanda
[ voltar para o topo ]