23 agosto 2016

[Resenha] O Poder do Hábito

Título: O Poder do Hábito
Autor: Charles Duhigg
Editora: Objetiva
Páginas: 408
Ano: 2012





Todas as vezes que pensamos em mudar de vida ou ter um ano melhor, não podemos fazer isso sem mudar alguns hábitos ou criar outros. A leitura deste livro foi muito reveladora. Devorei ele rapidamente. Nele eu entendi como nasce um hábito. Como o nosso cérebro funciona na hora de criar ou substitui-lo, qual o mecanismo e como usar o mesmo processo para instalar um novo hábito. Ainda ficamos sabendo como psicólogos, neurologistas, sociólogos e até publicitários descobriram como os hábitos influenciam e impactam diretamente na produtividade, organização, saúde, estabilidade financeira e até na felicidade das pessoas.
O livro é dividido em três partes, na primeira parte o autor fala do hábito dos indivíduos, onde é abordado que tipo de rotina o hábito precisa ter, para ser estabelecido. Saber identificar quando nosso cérebro está ansioso, qual é a regra de ouro para criar um bom hábito e até como pessoas bem sucedidas conseguiram sucesso através do mesmo (Um desses exemplos é o nadador Michael Phelps). Já na segunda parte do livro, os hábitos das organizações bem sucedida (Temos como exemplo à Starbucks). Ficamos sabendo que tipos de hábitos eles usam para conseguir seus objetivos. Como as organizações conseguem instituir suas missões, valores e até uma cultura dentro da empresa, somente observando seus colaboradores. E assim, criar hábitos naturais na mesma. O mais incrível, é como às grandes empresas tem como saber o que você quer, o que deseja antes mesmo de você querer ou desejar (Acho isso fantástico!). A terceira parte fala dos hábitos da sociedade. Porque a sociedade faz determinadas coisas, como o livre arbítrio se encaixa nessa questão do hábito.
Uma vez que uma pequena vitória foi conquistada, forças que favorecem outra pequena vitória são postas em movimento. Pequenas vitórias alimentam mudanças transformadoras, elevando vantagens minúsculas a padrões que convencem as pessoas de que conquistas maiores estão dentro de seu alcance. (Citações do livro O poder do hábito -Charles Duhigg, Pg 159)
Nossa, é um livro incrível! Charles Duhigg, escreveu esta obra a partir de um hábito que vinha lhe incomodando muito (vou deixar um vídeo onde ele conta direitinho). Como disse é uma leitura para quem realmente quer mudar seu estilo de vida ou entender como funciona os nossos hábitos, a bem da verdade a mudança começa no decorrer da leitura. A diagramação do livro e a estrutura possibilitam uma interação quase que imediata com o leitor. A Tradução é perfeita, que facilita ainda mais a compreensão do que é proposto. Então, não espere mais, comece um novo hábito hoje e boa leitura



Design por Amanda
[ voltar para o topo ]