17 junho 2016

[Resenha] Comece por Você

Título: Comece por Você
Autora: Reid Hoffman
Editora: 
Elsevier
Páginas: 272
Ano: 2012


Livro escrito pelo fundador do LinkedIn, Reid Hoffman, em parceria com Ben Casnocha, que, com 17 anos de idade, era um dos 25 empreendedores mais bem-sucedidos dos EUA, segundo a revista Business Week. -A obra fala de como você pode ser o CEO da sua própria carreira. Mais do que relegar os seus objetivos de carreira à empresa, os profissionais hoje precisam se posicionar como empreendedores de si mesmos.







"O segredo é administrar sua vida como se ela fosse uma startups". É o que nos diz o fundador e presidente do LinkedIn, Reid Hoffmam. O autor  nos joga em um mundo cheio de possibilidades, nos mostra como se utilizar de estrategias em um momento totalmente competitivo através de sua trajetória de vida. Ele afirma como é prioritário investir em si mesmo. Ser uma startups "viva", Este termo é usado para identificar empresas jovens que buscam inovação em qualquer área ou ramo de atividade. Procurando desenvolver um modelo de negócio que seja escalável e repetível. Essa é a forma como a empresa gera valor para o cliente. Todo ser humano é empreendedor, não porque deveria abrir algum tipo de empresa, mas, porque a disposição de criar está gravada no DNA humano. A criação é a essência do empreendedorismo
O livro ainda traz ferramentas significativas de como se relacionar, ser realmente verdadeiro com as pessoas a sua volta e assim aumenta seu network. O autor acredita que se tivermos a compreensão ampla de nosso plano de vida, incluído até o fator de tudo "neste plano" dar errado, iremos com certeza nos sair melhor e, ainda ter condições de se reerguer mais prontamente. 
Há mais pessoas inteligentes no mundo que não trabalham na sua companhia, do que o total de pessoas inteligentes que trabalham nela. Então olhe para além do seu escritório.

"Comece por Você", não é o livro de receitas prontas, tudo dependerá de sua disposição de por em pratica tudo o que foi  citado. De todos os ensinamentos que o livro traz, vou citar três que foram divisores de águas para mim:  

TENHA UM GRANDE OBJETIVO: "Você provavelmente irá perder o mesmo tempo trabalhando numa pequena empresa ou em uma grande. Por isso, não se deixe intimidar. Se pensar grande pode ser que chegue até lá. Agora se pensar pequeno, jamais irá consegui-lo", explica Hoffman. Ele desde o início definiu como objetivo do LinkedIn chegar a um milhão de visitantes.
FAÇA CRESCER SUA REDE DE CONTATOS: “Aumente a sua rede. A sua rede inclui investidores, conselheiros, funcionários e clientes. Com uma rede ampla, você tem oportunidade de fazer grandes alterações na sua indústria. Jamais alguém consegue chegar ao sucesso sozinho”. 

PREPARE-SE PARA O PIOR E PARA O MELHOR:  Hoffman defende que devemos ter sempre um plano B, caso exista algum problema com o seu negócio. “Parte do seu planejamento deve incluir um plano de reserva. Tente perceber o que pode fazer caso algo não aconteça conforme o esperado. Dessa forma, você irá desenvolver o seu negócio com maior confiança”.
                     
Como ele mesmo diz, esta leitura é um "presente a sociedade". Concordo plenamente, tanto que devorei o mesmo em poucos dias!!. Este realmente foi um livro que me tirou da zona de conforto e me impulsou. Super indico a leitura, e faça um favor, COMECE POR VOCÊ!!


Design por Amanda
[ voltar para o topo ]